Cândido Portinari - (1942) Chorinho

domingo, 25 de dezembro de 2011

Baden Powell, Marcia, Os Originais do Samba - (1968) Recital Show


A virtuose de Baden Powell não é comum, pois ao contrário da maior parte dos músicos virtuoses, ele não é maçante e nem exatamente exibicionista. Ainda assim, é capaz de impressionar qualquer platéia do mundo. Seu debute se deu ainda garoto junto ao pessoal da bossa nova, tendo nesse período acumulado muitas e muitas horas de palco, acompanhando diversos nomes de peso e consolidando o seu estilo como o mais elaborado e, digamos, “popularmente erudito” dentre os violonistas da sua geração. Vide a versão da “Marcha Escocesa”, uma verdadeira aula sobre as possibilidades que um simples violão é capaz na mão de um gênio (agradecimentos ao meu tio Marcílio pela excelente indicação):



Esse registro ao vivo que lhes apresento se deu no ano de 1968, em show realizado no teatro Belo Vista, em São Paulo. O que faz desse disco algo notório é que esse foi o primeiro registro de algumas músicas que depois se tornariam grandes clássicos, como, por exemplo, “Berimbal” (versão instrumental), "Canto Do Caboclo Pedra Preta" e “Samba da Bênção”. Fato interessante que não se pode deixar de levar em conta é que esses afro-sambas, feitos em parceria com o poeta Vinícius de Morais, foram compostos numa única sessão de bebedeira de vários dias na casa de Vinícius, e - mais interessante ainda - era que nem um nem outro sequer haviam estado na Bahia até então...

Acompanhado pelo seu quarteto, Baden nos proporciona momentos de plena conjunção entre músico e instrumento. O que por si só já seria um grande atrativo, mas o caldo fica mais grosso no lado B, quando entra em cena Os Originais do Samba, contando inclusive com a ilustre presença do saudoso Mussum (sim, ele mesmo!) no reco-reco. Além das belas interpretações de Márcia aos vocais. 

Um disco descontraído, livre de formalismos e de muito bom gosto. Extraordinário pela força e energia que emana. Mais um perfeito exemplo daquilo que de melhor já se produziu em se tratando de samba e música brasileira. 

Faixas:

01 - Vento Vadio
02 - Marcha Escocesa
03 - Carinhoso
04 - Valça de Eurídice
05 - Berimbau
06 - Canto Do Caboclo Pedra Preta
07 - Só Por Amor
08 - Apelo
09 - Samba da Bênção   


Instrumentistas:

Baden Powell (Guitarra e Vocais) 
Márcia (Vocais)
Ernesto Ribeiro Gonçalves (Contrabaixo) 
Hélio Schiavo (Bateria)
Alfredo Bessa (Percussão e vocal)
Manoelzinho (flauta)
Bigode (pandeiro)
Lelei (tamborim)
Rubens (surdo)
Chiquinho (agogô)
Mussum (reco-reco)
Zeca (cuíca)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: