Cândido Portinari - (1942) Chorinho

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Airto Moreira - (1971) Seeds on the Ground


Adoro esse disco. Ele é de 1971, já da fase norte americana de Airto Moreira, mas, como sempre, com raízes brasileiras escancaradas. A essa altura, Airto já havia gravado com Miles Davis e estava trabalhando junto com Joe Zawinul nos primórdios do Weather Report. No ano seguinte ele e sua esposa Flora Purim participariam também do primeiro disco do grupo Return to Forever, do tecladista Chick Corea.
 
Trabalhando com músicos da elite da música instrumental, nesse disco ele conta com a participação de nada menos que o bruxo Hermeto Pascoal, com quem já havia trabalhado no Quarteto Novo (primeiro post do blog), além de Sivuca e o lendário baixista norte americano Ron Carter.
 
A primeira música é bastante festiva, uma melodia agradável e um tempero brasileiro muito bom. Em seguida vem “O Sonho”, de Egberto Gismonti, numa bela interpretação de Flora cantando em Inglês e com um instrumental impecável. “Uri” é um tema um pouco melancólico, mas muito bonito. Gosto muito da música “Papo Furado”, me trás boas vibrações. A última música é “O Galho da Roseira”, um tema extenso que passeia por difersos ritmos brasileiros. É dividido em duas partes, sendo especialmente a segunda bastante experimental, mostrando a inclinação de Airto para o jazz fusion, estilo pelo qual ficaria bastante conhecido.
 
Recomendo esse disco devido à sua brasilidade, sonoridade diferenciada e qualidade dos músicos.

Faixas:
1 - Andei
2 - O Sonho
3 - Uri
4 - Papo Furado
5 - Juntos
6 - O Galho da Roseira
7 - O Galho da Roseira (Part II)



Instrumentistas:
Airto Moreira (Percussão, bateria e vocais)
Flora Purim (Vocais)
Hermeto Pascoal (Piano, teclados, violão e flauta)
Ron Carter (Contrabaixo)
Severino de Oliveira (Violão)
Sivuca (Acordeão)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: