Cândido Portinari - (1942) Chorinho

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quarteto Novo - (1967) Quarteto Novo


Minha primeira postagem não poderia ser outra... Na minha opinião, o melhor disco de música instrumental brasileira de todos os tempos!

A banda foi formada a partir do "Trio Novo", composto por Théo de Barros (contrabaixo e violão), Heraldo do Monte (viola e guitarra) e Airto Moreira (bateria e percussão) que eram a banda de apoio do cantor e compositor Geraldo Vandré. Em 1967, com a entrada do bruxo Hermeto Pascoal (Piano e Flautas), o agora quarteto passa a se chamar "Quarteto Novo" e grava um único disco, auto-intitulado, com uma influência que vai do jazz até a música regional (especialmente a nordestina).

A primeira música, "O Ovo", é assinada pelo bruxo e sua flauta, trata-se de um som bastante gostoso e simpático. "Fica Mal Com Deus" é uma música de Vandré, com um arranjo muito bem trabalhado e um solo fantástico de Heraldo do Monte. Minha favorita é "Sintese", que tem um sabor jazz maravilhoso. Destaque também para a faixa bonus "Ponteio", de Edu Lobo, muito bem executada por essa fantástica banda.

Em entrevista, Heraldo do Monte afirmou que os membros ficaram longo período sem nenhum contato com músicas do Brasil ou do mundo, a ponto de pedir para desligar rádio de táxi, com a firme intenção de não se influenciar pelo ambiente externo e de realmente construir algo original. Em minha opinião, conseguiram.

O quarteto acompanhou o cantor e compositor Edu Lobo até 1969, quando a banda se desfez devido a ida de Hermeto e Airto para o exterior. A seguir, participação do Quarteto Novo no III Festival da Música Popular Brasileira, em 1967, no Teatro Record em São Paulo, defendendo junto com Edu Lobo a vencedora música "Ponteio":



Esse disco é mais do que recomendado, é obrigatório!!

Faixas:
1 - O Ovo
2 - Fica Mal Com Deus
3 - Canto Geral
4 - Algodao
5 - Canta Maria
6 - Sintese
7 - Misturada
8 - Vim De Santana
9 - Ponteio (Faixa bonus)
10 - O Cantador (Faixa bonus)

Instrumentistas:

Théo de Barros (contrabaixo e violão)
Heraldo do Monte (viola e guitarra)
Airto Moreira (bateria e percussão)
Hermeto Pascoal (flauta e piano)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!


Nenhum comentário: