Cândido Portinari - (1942) Chorinho

segunda-feira, 14 de março de 2011

Elis Regina – (1969) Elis, Como & Porque


O que me deixa mais impressionado (ou seria embasbacado?) é que em 1969, não se poderia gravar algo com cada instrumento separadinho, bonitinho, cada qual no seu canal e facilmente editável como se pode fazer hoje. Óbvio. Mas o fato é que mesmo hoje não se conseguiria gravar algo com essa qualidade. Não digo necessariamente de som, mas sim de execução. Os caras tinham que ser bons mesmo, a coisa era praticamente “ao vivo” e não havia espaço pra erros. Logo, sobrava espaço para a malandragem, a liberdade e o improviso.

Elis sempre andou muito bem acompanhada musicalmente, e com essa formação gravou trabalhos brilhantes. Como, por exemplo, essa maravilha que lhes apresento. Esse disco é uma pérola, é jazz puro. Na verdade, é jazz disfarçado de MPB... "JPB".


É fato que grandes clássicos da música popular se fazem presentes, como “Canto de Ossanha”, “O Barquinho”, “Andança” e a clássica das clássicas “Aquarela do Brasil”, mesclada inusitadamente com “Nega do Cabelo Duro”. Porém, Elis tinha também a virtude de saber escolher o repertório que gravava. E é aí que a coisa fica interessante.

“O Sonho”, já apresentada aqui no blog no disco “Sonho 70” de Egberto Gismonti, ganhou letra e um arranjo arrasador. O mesmo acontece com “Vera Cruz”, de Milton Nascimento, em uma performance inspiradíssima de Elis e banda. E nessa sequência de temas “quebradeiras”, eis que lhes trago mais uma excelente versão de “Casa Forte”: Uma das minhas músicas favoritas, em qualquer versão.

Volto a fazer menção aos instrumentistas que tocam nesse disco. Sou grande fã do batera Wilson das Neves, um cara que já gravou com quase todos os grandes da MPB, e contribuiu de forma determinante para o nível de excelência que a música brasileira alcançou mundo a fora (escute “Memórias de Marta Sare” e entenda). Vale observar a classe e elegância do pianista Antônio Adolfo e do baixista Zé Roberto, além do consagrado bossa-novista Roberto Menescal.

Nota 10.

Faixas:
01 – Aquarela do Brasil / Nega do Cabelo Duro
02 – O Sonho
03 – Vera Cruz
04 – Casa Forte
05 – Canto de Ossanha
06 – Giro
07 – O Barquinho
08 – Andança
09 – Recit de Cassard
10 – Samba de Pergunta
11 – Memórias de Marta Saré

Instrumentistas:
Elis Regina (Vocais) 
Antonio Adolfo (Piano) 
Roberto Menescal (Guitarras e Violões)
José Roberto (Contrabaixo)
Wilson das Neves (Bateria)
Hermes (Percussão)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: