Cândido Portinari - (1942) Chorinho

sábado, 3 de abril de 2010

Oswaldo Montenegro – (1990) Oswaldo Montenegro (Álbum Branco)


Faço questão de tecer elogios para esse cara, um artista de verdade. Não apenas ao cantor, músico ou interprete, mas sim ao compositor de primeira qualidade que é. Há quem diga que suas músicas são demasiadas melancólicas. Até concordo. Mas é impossível não se curvar ao bom gosto desse artista tão criticado e discriminado pela mídia, porém detentor de uma obra sólida e um público fiel invejável.

Resolvi postar esse disco para fazer justiça à obra inigualável de Oswaldo Montenegro, colocando-o junto a todos os outros grandes já postados aqui. Esse é o “Álbum Branco” de Oswaldo, lançado em 1990, contendo na maioria belas canções. Após o sucesso maçante de “Lua e Flor” e a coroação com um excelente ao vivo gravado em 1988, Oswaldo parte para um novo trabalho, trazendo para sua música a atmosfera dos seus experimentos com teatro. As introduções de algumas músicas são clima puro, quase como vinhetas. Com um apelo cigano (e diria até exotérico), usando-se da mais diversa gama de instrumentos acústicos, Oswaldo esconde o que vem em seguida.

A beleza das músicas que abrem o disco (Coração de Todo Mundo, Travessuras, Gueixa) é o que marca todo o disco. Melodias lindas e arranjos minimalistas, mais de grande elegância. Existem clássicos já consagrados, como Bandolins e Agonia, e novos sucessos como Drops de Hortelã e Taxímetro, sempre pedidas em seus shows. Porém, o ponto alto do disco é a canção “Estrelas”, em minha humilde opinião, a melhor música e letra composta por Oswaldo Montenegro:
"Pela marca que nos deixa
A ausência de som que emana das estrelas
Pela falta que nos faz
A nossa própria luz a nos orientar"

Não torça o nariz antes de ouvir, com calma, o que esse poeta maldito tem a nos oferecer. Tenho certeza que se surpreenderá e, se tiver a oportunidade, vá a algum show desse cara. É fato que ele não é nenhum virtuose, mas possui um magnetismo e carisma que só os grandes artistas possuem.

Faixas:
1 - Coração de Todo Mundo
2 - Travessuras
3 – Gueixa
4 - Andando Andando em Copacabana
5 - Drop's de Hortelã
6 - Agonia
7 - Taxímetro
8 - Simpatia de Giz
9 - Fruta Orvalhada
10 - Estrelas
11 – Histérica
12 – Bandolins

Instrumentistas:
Oswaldo Montenegro (Violão, Guitarras, Voz)
Madalena Salles (Flautas)
Jamil Joanes (Baixo elétrico)
Jaime Alem (Violão)
Jota Moraes (Teclados)
Lui Coimbra (Charango)
Milton Guedes (Assobio)



DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: