Cândido Portinari - (1942) Chorinho

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Flora Purim - (1975) Stories to Tell




Esse disco é bárbaro. Como diz um amigo meu, "os caras foram lá e mostraram pros gringos como é que se faz!"... Flora Purim já vivia nos EUA desde 1967, mas no meu ponto de vista foi  nos anos 70, junto com seu marido Airto Moreira, que produziu discos bastantes ricos em misturas de ritmos, sendo predominante os ritmos latinos e brasileiros, mas que acabavam sempre no jazz. Esse disco é de 1975, ano em que a cantora voltou para a ativa depois de uma temporada de 18 meses presa sob acusação de "tráfico de drogas" (ser latino "cucaratia" nessa época nos states era deveras complicado... ). Sob aclamação da classe artística da época, foi eleita por 4 anos (74 a 77) a melhor cantora de jazz dos EUA.

O disco começa com um tema que tem o mesmo nome do álbum, e com influência do Jazz Fusion feito na época, numa levada conduzida pelo competente Miroslav Vitous (ex-Weather Report). A terceira música é mais uma versão de Casa Forte (a terceira do blog) muito interessante, com os vocais de Flora indo do virtuoso ao extase, com destaque para os excelentes solos de trombone do mestre Raul de Souza. A versão de Insensatez, de Tom Jobim, ficou bastante intimista, gostei. A faixa Silver Sword, composição do baixista Miroslav Vitous, é uma das minhas favoritas, com Airto Moreira dando uma aula de poliritimia e Carlos Santana fazendo aquilo que melhor sabe fazer. O disco tem também uma versão em inglês de Vera Cruz, de Milton Nascimento, de muito bom gosto.

Faço uma observação para o time de músicos de primeira linha do jazz que fazem parte desse disco, veja abaixo e constate, só a nata!

Faixas:
1- Stories to tell
2- Search for place
3- Casa forte
4- Insensatez

5- Mountain train

6- To say goodbye
7- Silver sword

8- Vera Cruz

9- O cantador / I just want to be here

Instrumentistas:
George Duke (Teclados e sintetizadores)
Earl Klugh (Guitarras e violões)
Airto Moreira (Percusão e bateria
)
King Errisson (Conga)
Miroslav Vitous (Baixo, Moog e sintetizadores)
Ron Carter (Contrabaixo)
Raul de Souza (Trombone
)
Oscar Brashear (Fliscorne)
George Bohanon (Trombone)
Hadley Caliman (Flautas)

Oscar Castro Neves (Violões
)
Ernie Hood (Cítara e voz)
Larry Dunlap (Piano)
Carlos Santana (Guitarras)




DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: