Cândido Portinari - (1942) Chorinho

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Milton Nascimento - (1970) Milton



Céus!! Como gosto do som desse cara. Milton Nascimento é um verdadeiro gênio da música. Quisera ter um mínimo do seu bom gosto, sensibilidade e elegância na hora de compor uma canção.

Esse disco que lhes indico é de 1970, o quarto disco de sua carreira. Aos 27 anos, Milton havia se juntado a "pá" mineira do Som Imaginário para alguns shows no Rio e em São Paulo, e, aproveitando o momento, gravaram esse disco que contém excelentes músicas, como as clássicas "Para Lennon E McCartney" e minha favorita "Clube Da Esquina". Mas contém outras que considero muito boas como "Amigo, Amiga", com um arranjo muito bonito de teclado/violão, e "Alunar" de Lô e Márcio Borges, que acho uma música bastante característica do estilo da época, meio psicodélica "a la" Beatles, com arranjos de Eumir Deodato. A bela "Pai Grande” já havia sido lançada anteriormente, no disco "Milton Nascimento" de 1969, mas ganhou um novo arranjo um tanto quanto mais intenso e interessante, que considero um dos pontos altos desse disco. Destaque também para a versão de "A Felicidade", de Tom Jobim e Vinícius de Morais. 

É interessante como na versão lançada em CD há três bonus track (a instrumental "Tema De Tostão", "Aqui É O País Do Futebol" e "O Jogo") que exaltam todo o clima gerado pelo tri-campeonato de futebol e serviu de trilha sonora para um filme sobre o jogador Tostão. Apesar que exaltar o Brasil era uma característica das letras desse período. A quarta bonus track é a música "O Homem Da Sucursal", um tema que foi re-utilizado outras vezes, como na música "Os Escravos de Jó" do disco "O Milagre dos Peixes" de 1973 e "Caxangá", famosa na voz de Elis Regina, mas com registro no "Milton Ao Vivo" de 1983.

Esse é um dos meus favoritos da discografia do Milton. Sua parceria com Wagner Tiso e o Som Imaginário rendeu frutos preciosos por diversos anos, e acredito que aqui ainda estava a caminho do auge. Na verdade é difícil definir o auge: durante o final dos anos 60 a carreira de Milton foi uma ascendente, aí veio os anos 70 e o padrão das músicas tornou-se cada vez mais refinado, os músicos mais inspirados, os arranjos de Wagner mais elaborados, Bituca soltando de vez a voz nas estradas e a música popular brasileira sendo agraciada com toda elegância desses mineiros.

Música brasileira de excelente qualidade!!! 


Faixas:
1 - Para Lennon E McCartney
2 - Amigo, Amiga
3 - Maria Três Filhos
4 - Clube Da Esquina
5 - Canto Latino
6 - Durango Kid
7 - Pai Grande
8 - Alunar

Bonus Track:
9 - A Felicidade
10 - Tema De Tostão
11 - O Homem Da Sucursal
12 - Aqui É O País Do Futebol
13 - O Jogo


Instrumentistas:
Milton Nascimento (Voz, violão)
Wagner Tiso (Teclados)
Luís Alves (Contrabaixo)
Robertinho Silva (Bateria)
Tavito (Violões)
Fredera (Guitarras)
Zé Rodrix (Teclados, voz e flauta)
Lô Borges (Violão)
Laudir de Oliveira (Percussão)
Nana Vasconcelos (Percussão)


DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

pô velho não desista...volte os links pra download, urgentemente!!
e se os caras deletarem seu blog, foda-se, crie outro e se deltarem de novo, crie outro.
Eu estou no meu 3º blog! conheço blogueiros que estão no seu 5º blog.
precisamos que ajudem a difundir a música para que possamos brindar as pessoas a terem o prazer de conhecer músicas.
se os blogueiros começassem a pensar como vc, seria o fim da música na internet. pense nisso.