Cândido Portinari - (1942) Chorinho

domingo, 4 de outubro de 2009

Elis Regina & Zimbo Trio - (1965) O Fino do Fino



Esse disco é um marco na história da Música Popoular Brasileira. Uma apresentação fantástica no Teatro Record, em 1965, para o programa "O Fino da Bossa", comandando por Elis Regina, então com 20 anos, e Jair Rodrigues. O Zimbo Trio foi o principal representante da bossa nova paulistana, e só não foi a banda de apoio do programa porque seus integrantes aproveitaram a oportunidade de excursionar pelo Japão, junto aos desfiles patrocinados pela Rhodia. O fato é que o grupo foi de fundamental influência para diversos músicos (incluindo o que vos escreve) no quesito “como tocar música brasileira com elegância”. Neste, os arranjos da banda e a interpretação de Elis são de qualidade superior.

Achei um trechinho de Elis cantando no programa a música “Casa Forte” (a banda creio ser o Jango Trio). Não poderia deixar de postar aqui:


Esse disco começa com o grito de liberdade da música “"Zambi", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, e é a minha favorita devido à atmosfera criada, que nos remete aos anos de chumbo, e todo aquele clima de medo, insegurança e movimento cultural fomentado pelo golpe de 64. Não que houvesse um ar de protesto intencional no disco, mas ninguém mais estava falando sobre zumbi em 1965. 


Os temas instrumentais “Aruanda”, “Só eu sei o nome”, “Samba meu”, “Expresso sete” e “Samba novo”, são executados maravilhosamente pelo Zimbo Trio e demonstra a bossa nova muito mais tendendo ao jazz do que as que eram feitas até então. “Canção do amanhecer” é uma das poucas músicas melancólicas do disco, mas muito bonita. Destaque também para “Te o Sol Raiar” e “Amor Demais”. O disco termina com uma versão sublime de “Chegança”

O pianista Amilton Godoy, em um especial da TV Cultura, diz que era surpreendente a habilidade de Elis Regina dentro do contexto da música um tanto quanto improvisada do grupo, pois ela estava atenta a todos os detalhes, desde um acento de bateria a uma jogada do piano, ela entrava na estrada que os músicos estavam trilhando, qualquer que fosse ela.

Faixas:
1 - Zambi
2 - Aruanda
3 - Canção do amanhecer
4 - Só eu sei o nome
5 - Esse mundo é meu / Resolução
6 - Samba meu
7 - Expresso sete
8 - Té o sol raiar
9 -  Chuva
10 - Amor demais
11 - Samba novo
12 - Chegança

Instrumentistas:
Elis Regina (Voz)
Amilton Godoy (Piano)
Luís Chaves (Contrabaixo)
Rubinho Barsotti (Bateria)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: