Cândido Portinari - (1942) Chorinho

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Hermeto Pascoal e Brazilian Octopus - (1970) Brazilian Octopus



Já ouvi a definição que esse álbum foi feito exclusivamente para os gringos, pois o clima “bossa de elevador” que ronda o disco poderia fazer dele algo chato. Mas a verdade é que estamos falando em arranjos de Hermeto Pascoal, e nesse caso o óbvio não faz parte do contexto. O fato é que esse disco possui um som bastante agradável, porém pouco agressivo se levarmos em conta os rumos que a carreira de Hermeto tomou.

Na verdade, quem capitaneava o octeto era o pianista Cido Bianchi, responsável pela montagem do grupo em 1968 devido a uma oferta feita por uma empresa de vestuário, a famosa Rhodia, para ser banda de apoio para os grandes desfiles de moda da época. O espetáculo “Momento 68” foi produzido pela empresa com textos de Millôr Fernandes e, entre atores, dançarinos, músicos, havia gente do quilate de Raul Cortês, Walmor Chagas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Lennie Dale além, é claro, da própria banda Brazilian Octopus.

Dentro desse ambiente, surgiu a oportunidade de gravar um disco. A proposta no fim foi bastante estranha, pois toda a estrutura foi bancada pela Rhodia, porém o disco foi lançado sem muito alarde e acabou fazendo mais sucesso no exterior do que aqui, sem nunca ter dado retorno financeiro ao grupo. Hoje em dia, ter esse disco em formato LP é um raro tesouro.

Quanto às músicas, existe um mundo de variedades que passeiam pelo jazz, R&B, música latina, samba, rock, bossa nova entre outros. Só ouvindo pra entender. Músicas como “Canção Latina”, “Rhodosando” e “Chayê” (essas duas últimas composições de Hermeto) mostram as facetas latinas – notadamente ritmos caribenhos – do grupo. A música “Summerhill” já cai mais para o lado Jazz, enquanto “Momento B/8” tende ao R&B. Existe também mais uma (a quarta) versão de Casa Forte, numa interpretação muito elegante. A música de abertura do disco chama-se Gamboa e tem características interessantes, como é possível conferir nessas raras imagens do Brazilian Octopus tocando no programa “Música Brasileira” em meados de 1970:


Esse disco vale a pena ser conhecido pela qualidade dos músicos e das músicas, assim como pelo contexto histórico que o envolve.

Faixas:
1 - Gamboa
2 - Rhodosando
3 - Canção Latina
4 - Pavane
5 - As Borboletas
6 - Momento B/8
7 - Summerhill
8 - Gosto de Ser Como Sou
9 - Chayê
10 - Canção de Fim da Tarde
11 - O Pássaro
12 - Casa Forte

Instrumentistas:
Hermeto Pascoal (flauta)
Carlos Alberto Alcântara (sax tenor e flauta)
João Carlos Pegoraro (vibrafone)
Cido Bianchi (piano e órgão)
Lanny Gordin (guitarra)
Olmir “Alemão” Stocker (violão e guitarra)
Nilson da Matta (contrabaixo)
Douglas de Oliveira (bateria)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Hamleto Stamatto tambem tocava neste grupo.

Abs. Fabio Farias

Casa Forte Brasil disse...

Olá

Olha, pode até ser... antes ou depois. Mas o Hamleto não consta nos créditos desse disco, no piano é apenas o Cido.

Abx

Ale disse...

Este disco também pode ser chamado de "o fino do fino"...hehehe

Abraço e parabéns pelo belíssimo blog meu amigo!