Cândido Portinari - (1942) Chorinho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Toquinho e Vinícius de Moraes - (1975) O Poeta e o Violão



O Poeta e o Violão. Um nome perfeito para esse disco. Trata-se de uma gravação feita ao vivo em 1975 em apenas 4 horas (!!!) em um estúdio na cidade de Milão, Itália. Percebe-se no decorrer do disco um clima de imensa descontração entre os presentes.

O áudio é praticamente sem cortes e mostra toda a conversa entre as músicas (inclusive o som dos cigarros sendo acessos), com direito a dedicatória para vários parceiros, como Haroldo Lobo, João Gilberto, Carlos Lyra, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque entre outros. As composições apresentadas nesse disco são uma reunião de clássicos da bossa nova, como  as músicas “Tristeza”, “Chega de Saudades”, “Insensatez” e “Garota de Ipanema”.

As execuções de Toquinho são impecáveis, o que me faz pensar o quanto a música brasileira é imensa em possibilidades. Um exemplo é a versão de “Berimbau” e “Consolação”, na minha humilde opinião essa é a versão definitiva para essas músicas de Baden Powell. Ainda há uma participação do argentino Luis Enríquez Bacalov ao piano em “O Velho e o Mar”.

Esse é um disco que dá gosto de ouvir, seja pela qualidade das músicas quanto pela interpretação um tanto quanto respeitável e gostosa por parte desses dois grandes mestres da MPB, Vinícius de Morais e Toquinho, o Poeta e o Violão.


Faixas:
1 - Tristeza
2 - Marcha da Quarta-feira de Cinzas
3 - Morena Flor
4 - Chega de Saudade
5 - Dora
6 - Canto de Ossanha
7 - Rosa Desfolhada
8 - Berimbau - Consolação
9 - Januária
10 - Insensatez
11 - Apelo
12 - Garota de Ipanema
13 - O velho e a Flor
14 - Nature Boy

Instrumentistas:
Vinícius de Morais (Voz)
Toquinho (Voz e Violão)
Luis Enríquez Bacalov (Piano em “O Velho e o Mar”)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!


Um comentário:

Diana disse...

"Vamos oferecer à João Gilberto, ele tá no Rio agora, Cheio de Saudade".

Músicas muito boas.