Cândido Portinari - (1942) Chorinho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Uakti - (1989) Mapa


O grupo do mineiro Marco Antônio Guimarães é responsável pelas mais belas experimentações sonoras feitas em terras brasileiras. Ele e seu grupo Uakti utilizam-se de instrumentos construídos por eles próprios, eventualmente utilizando os instrumentos tradicionais. É difícil definir o que cada um toca, pois há um revezamento de instrumentos o tempo inteiro, muitas vezes na mesma música.

As composições  desse disco são em homenagem ao músico mineiro Marco Antonio Pereira Araújo (já postado no Casa Forte Brasil anteriormente), falecido em 1986. O título do disco é formado pelas suas inicias.

O estilo é bastante etéreo e percussivo, criando climas ora relaxantes (como as músicas “Aluá” e “Mapa”), ora alegres (como na “Dança dos Meninos”, composta em parceria com Milton Nascimento), ora sombrios (como na introspectiva “A Lenda”). Ainda há espaço para uma faixa bônus, que é na realidade é uma releitura do Bolero de Ravel, mas com uma característica “uaktiana” inconfundível.

Vale à pena conhecer esse e outros discos desses mineiros. E se algum dia tiver a oportunidade de assistir ao vivo, não desperdice a chance... palavra de quem já viu e ficou boquiaberto com esse maravilhoso grupo.

Faixas:
1 – Aluá
2 - Dança Dos Meninos
3 - Trilobita
4 - Mapa
5 - A Lenda
6 - Bolero (Maurice Ravel)


Instrumentistas:
Paulo Sérgio dos Santos
Artur Andrés Ribeiro
Décio de Souza Ramos Filho
Inês Brando (Piano)

DISCO ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

Nenhum comentário: